10 curiosidades sobre Assis, a cidade de São Francisco!

10 curiosidades sobre Assis, a cidade de São Francisco!

Está pensando em conhecer a belíssima Assis? Confira 10 curiosidades sobre essa cidade que vão te surpreender!

1 - São Francisco de Assis

Assis é conhecida como o local de nascimento de São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos, e de Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.

2 - Patrimônio Mundial da UNESCO

A Basílica de São Francisco e outros sítios franciscanos em Assis foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO, reconhecendo a importância universal deste local.

3 - Sobrevivência durante a guerra

Durante a 2ª Guerra Mundial, Assis não foi bombardeada, graças aos esforços dos bispos da região que a declararam uma "cidade hospitalar", evitando sua destruição.

4 - Terremoto de 1997

Em 1997, Assis sofreu um terremoto que danificou seriamente a Basílica Superior de São Francisco, derrubando sua abóbada que datava do século XIII (13).

5 - Basílica de São Francisco de Assis

Dividida em duas igrejas, a superior e a inferior, esta basílica abriga os restos mortais de São Francisco e é adornada com afrescos de Giotto.

6 - Diversidade de Igrejas

Além da Basílica, Assis é lar de várias outras igrejas notáveis, como a Catedral de São Rufino, onde São Francisco foi batizado, e a Basílica de Santa Clara.

7 - Rocca Maggiore

Este castelo fortificado, que se impõe no alto da cidade e o Vale do Tescio há mais de 800 anos, foi construído durante as guerras com a cidade de Perugia nos anos 1200.

8 - Basílica de Santa Maria dos Anjos e Porciúncula

Dentro desta basílica encontra-se a Porciúncula, uma pequena igreja onde São Francisco compreendeu sua vocação e iniciou o movimento franciscano.

9 - Eremo delle Carceri

Este retiro monástico, situado em um desfiladeiro perto da cidade, era frequentado por São Francisco para oração e contemplação, destacando-se como um local de paz e reflexão.

10 - Acessibilidade

Assis é facilmente acessível a partir de Roma. A cidade pode ser explorada em apenas um dia, mas oferece o suficiente para uma estadia mais longa.

Quer descobrir dicas de viagem para a Itália? Confira a nossa seção dedicada somente a este país no blog!