Nápoles é perigosa?

Nápoles é perigosa?

Um forte boato difundido em blogs e por pessoas inclusive da Itália aponta que Nápoles é perigosa, mas será isso verdade? Eu estive por lá e decidi investigar.

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

Nápoles é perigosa?

Do jeito como muitos falam, não. Nenhum índice atual traz algum resultado discrepante que aponte a capital do Sul da Itália como mais insegura que outras cidades grandes do país.

Foto: Unsplash

O que mostram os índices de criminalidade

Em 2023, Nápoles apareceu em 10º lugar na classificação geral (que reúne todos os tipos de crime), atrás de Roma, Florença, Turim e Milão.

Foto: Em Busca da Sintonia

Furtos

No ranking específico de furto, a cidade ficou em 8º, atrás das mesmas cidades citadas anteriormente e inclusive de Veneza.

Foto: Unsplash

Assaltos em via pública

No ranking de assaltos em via pública, Nápoles está em 2º lugar, atrás de Milão, mas com números que não chegam perto de uma capital brasileira, por exemplo.

Foto: Em Busca da Sintonia

Por que muitos acham Nápoles perigosa?

Alguns fatores explicam essa crença: - A sujeira espalhada pela cidade; - A fachada pouco cuidada dos prédios; - O aspecto escuro e estreito do centro histórico.

Foto: Unsplash

Máfia

Além disso, a cidade é a que mais registra o crime de associação mafiosa (38 registros em 1 ano), realidade que faz parte da cultura local, mas que não afeta em nada os turistas.

Foto: Unsplash

Preconceito

O sul da Itália sofre com o estigma de ser o lado mais pobre do país, e os napolitanos são apontados como sujos por alguns cidadãos do norte.

Foto: Em Busca da Sintonia

O que eu achei?

Assim como em toda Itália, não vi nenhuma situação de furto ou roubo e andei tranquilamente pelas ruas do centro histórico de Nápoles ao anoitecer e amanhecer.

Ainda acha que Nápoles é perigosa? Confira com mais detalhes a pesquisa e o meu relato sobre como é andar pelas ruas dessa belíssima cidade.

Foto: Unsplash