Nápoles: descubra a história da incrível rua dos presépios

Nápoles: descubra a história da incrível rua dos presépios

Presente na mesma rua por mais de 1000 anos, as lojas de artesanato de Nápoles se especializaram em um item: o presépio! Confira mais dessa curiosa história

2500 anos de história

O centro histórico de Nápoles é um dos mais antigos da Europa, e uma de suas ruas, que permanece no mesmo local há cerca de 2500, mantém a tradição de abrigar famílias de artesãos.

Período romano

Durante o período romano, um templo religioso ficava na atual Rua dos Presépios em Nápoles, a partir daí os artesãos locais começaram a vender estátuas de barro que os devotos usavam como oferenda.

A chegada do catolicismo

Com o passar dos anos, o templo deu lugar a um mosteiro e igreja católica, e a pedido dos nobres locais, os artesãos começaram a produzir imagens católicas.

Os presépios de Nápoles

Foi por volta de 1700 que a rua ganhou a atual fama, quando os artesãos começaram a produzir presépios, mas não um presépio qualquer, mas sim o presépio napolitano.

O que é o Presépio Napolitano?

O presépio inventado pelos artesãos de Nápoles possui uma característica especial, em meio a natividade de Cristo ele relata também cenas do cotidiano da cidade.

As cenas do Presépio Napolitano

Em meio a casas, ruas medievais, cidadãos comuns e vendedores acontece a natividade de Cristo, concebido em lugares que representam sobretudo Nápoles.

Onde está a Rua dos Presépios?

Chamada oficialmente de Via San Gregorio Armeno, a Rua dos Presépios é uma ladeira que desce o Centro Histórico de Nápoles, possuindo dezenas de lojas de artesanato.

Descubra mais sobre a fascinante Nápoles. Além da rua dos presépios, essa cidade guarda muitos encantos e sabores a serem explorados!