Avançar para o conteúdo
Início » Blog » O método de Stutz: o que é + resumo das 10 dicas apresentadas no filme

O método de Stutz: o que é + resumo das 10 dicas apresentadas no filme

Descubra o que é o método de Stutz e como as ferramentas presentes nele podem ajudar a sua vida.


Publicado em 28/04/2023

Você já percebeu que esse conteúdo não é de viagem, mas após assistir a esse documentário e perceber que ele não é tão comentado na internet, eu não poderia tomar uma decisão se não escrever sobre ele.

Conhecido nos Estados Unidos por conta de seus métodos disruptivos de tratamento, o psiquiatra Phil Stutz alcançou recentemente o público brasileiro, através de um documentário dirigido e conduzido pelo ator Jonah Hill.

O documentário que ganhou o nome de “O método de Stutz” – na versão brasileira, é um compilado de diversas horas de gravações onde Phil e Jonah conversam sobre a vida, suas experiências, e, principalmente, sobre as ferramentas que o psiquiatra inventou para ajudar os seus pacientes.

Entenda mais sobre esse método e quais são as 10 ferramentas ou “tools” apresentadas no documentário O método de Stutz. Boa leitura!

O que é o método de Stutz? 🎥

O método de Stutz é o nome de um documentário lançado pela Netflix em 2022 cujo foco é apresentar ao público geral ferramentas úteis cunhadas pelo psiquiatra Phil Stutz capazes de ajudar a passarmos por momentos difíceis, crises de ansiedade e até mesmo a depressão.

As ferramentas, ou “tools” como são chamadas pelo médico, foram pensadas e organizadas por ele durante seus vários anos atendendo pacientes, seja em seu consultório ou em suas residências médicas.

Phil explica que ao entrar na faculdade encontrou uma psiquiatria que não buscava intervir na vida dos pacientes, apenas “manejar” os pensamentos para que eles encontrassem os seus caminhos. Ele decidiu então pegar o caminho contrário.

As ferramentas apresentadas no documentário foram criadas como forma de intervenção, permitindo que os seus pacientes possuam as “tools” certas para enfrentar e sair de certas situações desconfortáveis mentalmente, agregando mais habilidades ao seu autoconhecimento.

Quem é Phil Stutz? 

Phil Stutz é um psiquiatra estadunidense, nascido e criado na cidade de Nova York. Stutz se graduou na City College e fez pós-graduação na New York University. Após sua formação, Phil atuou como psiquiatra em um presídio, tendo posteriormente aberto seu próprio consultório em Nova York. 

Nos anos 80 se mudou para Los Angeles, o que explica sua proximidade com artistas de Hollywood, que passaram a frequentar seu consultório. Como é o caso do próprio Jonah Hill, que atribui ao psiquiatra e suas ferramentas o sucesso em ter passado por momentos difíceis de sua vida.

Quais são as ferramentas do método de Stutz? 🧠

Agora que você já sabe quem é e o que é o método de Stutz, confira as 10 ferramentas apresentadas no documentário:

1 – Life Force / Força Vital

A primeira ferramenta apresenta como parte do método Stutz é a chamada “Life Force” ou Força Vital, traduzindo para o português.

Segundo o psiquiatra, para as coisas começarem a se encaixar em nossas vidas precisamos dar atenção aos três níveis da pirâmide que formam a Força Vital:

  • Na base está nosso corpo, o manter um corpo saudável e funcional;
  • No meio da pirâmide estão as pessoas, nossos relacionamentos;
  • e no topo, você mesmo, ou seja, a relação que você tem com os seus pensamentos e aspirações para a sua vida.

Imagem da pirâmide da Força Vital desenhada por Phil Stutz e apresentada no documentário, nela estão representandos os 3 níveis em inglês: na sabe: Body, no meio: People, no topo: Yourself.

2 – Part X / Parte X

A Parte X é o lado negativo da nossa consciência, segundo o método de Stutz esse nosso “lado b” é responsável:

  • Por nossa parte julgadora;
  • Antissocial;
  • Que deseja bloquear nossa crescimento;
  • A voz que diz que tudo é impossível.

Apesar de ser um aspecto negativo, Phil explica que precisamos da Parte X, não é saudável tentar manter um comportamento positivo por inteiro, mas sim saber lidar com esses pensamentos intrusivos.

3 – String of Pearls / Colar de pérolas

O colar de pérolas é uma analogia que serve para nos motivarmos. Cada pérola colocada no cordão que forma o colar uma das coisas que fazemos em nossa vida, uma ação, e esse cordão vai crescendo infinitamente.

As pérolas possuem sempre o mesmo tamanho, ou seja, cada ação possui o mesmo valor, todas têm o mesmo peso porque faz com que continuemos nos movendo para frente, estando aptos para colocarmos a próxima pérola no cordão.

Toda pequena conquista deve ser celebrada.

4 – The Shadow / A sombra

A sombra é uma parte de nós a qual nos envergonhamos. Basicamente um personagem que remonta a alguma época da nossa vida que queremos esconder dos outros e de nós mesmos.

Segundo o método Stutz, devemos abraçar essa sombra e a acolher, somente assim nos sentiremos completos.

O psiquiatra propõe um encontro entre você e a sua parte que você não deseja que os outros conheçam, integrando ela a sua vida e não a rechaçando.

5 – The Snapshot / O instantâneo 

Mais acima você conheceu o conceito da Parte X, agora você conhecerá um de seus desdobramentos.

Sabe aquele momento em que pensamos na situação perfeita, a quantidade perfeita de dinheiro, o parceiro perfeito, a vida perfeita. Toda essa perfeição é criada pela Parte X, porque pensar assim é paralisante, um momento congelado, que não existe.

É saudável termos aspirações, mas pensar demais na vida perfeita (que não existe), mas nos afasta dos nossos sonhos do que nos aproxima deles.

6 – The Maze / O labirinto

O labirinto é outro produto da Parte X, é nele que ficamos presos quando alimentamos pensamentos ruminantes, aqueles que nos deixam constantemente remoendo coisas que aconteceram no passado e que não conseguimos mudar.

Essa ruminação é uma das principais causas da depressão e da ansiedade, e a meditação ao ar livre é uma excelente forma de começar a se livrar dela.

7 – Active Love / Amor ativo

Passando para o final do documentário, o método de Stutz foca em uma ferramenta poderosa capaz de nos fazer sair do labirinto.

O amor ativo é uma estratégia que nos faz sentirmos cheios de amor. Ela consiste em canalizar todo o amor que sentimos e aos poucos vamos nos enchendo nesse amor.

Quando estamos transbordando, damos esse amor para alguém, isso é o amor ativo, dar todo o amor que somos capazes de sentir para alguém.

Na minha opinião, essa é a melhor ferramenta apresentada no documentário, por tanto, recomendo que você a faça de maneira guiada por meio do próprio filme, conforme Phil vai guiando Jonah Hill para dentro desse amor ativo.

8 – Radical Acceptance / Aceitação Radical

A aceitação radical é a ferramenta que nos ensina a tirarmos um aspecto positivo de cada situação que passamos, por isso ela recebe esse nome, já que não é uma tarefa nada fácil.

Conforme diz Stutz, as zonas de oportunidade da nossa mente são acessadas quando usamos a aceitação radical para extrairmos tudo de um evento e encontrarmos o aspecto positivo.

9 – Gratitude Flow / Fluxo da gratidão

O fluxo de gratidão é uma das maneiras de atravessarmos uma torrente de pensamentos negativos e incapacitantes.

Para isso, o método de Stutz propõem uma analogia. Imagine que a Parte X é uma enorme nuvem cinza que está sobre a sua cabeça, essa nuvem te impede de ver além, de ver o sol, as oportunidades e te deixa apenas com a escuridão, a tempestade, e a Parte X quer que você pense que isso é a vida, que você esqueça que o sol está logo ali.

Mas como dissipar essa nuvem?

Para isso é necessário criar um fluxo de gratidão. Pense e fale todas as coisas a qual você é grato, e comece a criar uma corrente com elas, isso vai liberar em você uma energia criativa e repleta de gratidão, é com essa energia que você vai furar a nuvem, ela vai te mostrar que você é capaz.

Imagem que representa descrição da analogia do fluxo de gratidão, desenhado por Phil Stutz e apresentado no documentário.

10 – Loss Processing / Enfrentamento da perda

Por fim, a última ferramenta nos ensina a vivermos o desapego com parte do processamento das perdas que passamos em nossa vida

Para isso, devemos imaginar que somos um sol irradiando uma sensação de amor e doação para os outros, nessa imaginação existem vários outros sóis, todos iguais a nós. É impossível receber, ou se agarrar a algo, estamos apenas doando, o apego não existe neste momento.

O método de Stutz: livro 📖

Se você deseja entender o que é o método de Stutz com maior profundidade, aqui vai outra indicação: o livro “O método” foi lançado no Brasil recentemente. O material compila explicações mais detalhadas sobre 5 das ferramentas presentes no documentário.

*O link acima é patrocinado, comprando o livro através dele você não pagará nada a mais pelo produto e ajudará o Em Busca da Sintonia 😄

Capa do livro "O Método", com fundo azul apresentando diversos desenhos em branco e o nome do livro e dos autores em amarelo mais forte.

Continue a sua busca pela Sintonia ☀️

O método de Stutz nos ensina através de suas ferramentas a buscarmos uma vida mais conectada com os nossos sonhos e capacidades, explorando o máximo de nosso potencial.

Se você deseja continuar em contato com outras formas de ver a vida que priorizem a felicidade, gratidão e a Sintonia, não deixe continuar acompanhando outros artigos sobre autoconhecimento em nosso blog!

Felipe Sawaf

Felipe Sawaf

Olá, Eu sou o Felipe! Mais um ser humano em busca das coisas que fazem a vida valer a pena. Passei anos amadurecendo a ideia de ter o meu próprio blog de viagem, e em 2022 nasceu finalmente o Em Busca da Sintonia. Espero de coração que as minhas dicas e experiências ajudem você a viver as suas! Obrigado por ler o meu blog e nos vemos pelo mundo!

1 comentário em “O método de Stutz: o que é + resumo das 10 dicas apresentadas no filme”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *