Avançar para o conteúdo
Início » Blog » 5 documentários de viagem para assistir e se inspirar

5 documentários de viagem para assistir e se inspirar

Documentários de viagem são uma excelente forma de conhecer novos lugares, culturas e formas de vida. Eles podem nos inspirar a planejar nossas próprias aventuras, além de nos fazer refletir sobre nossas vidas e o papel que desempenhamos como viajantes. 


Publicado em 20/03/2023

Neste artigo, trouxe 5 documentários de viagem para assistir e se inspirar, cada um com sua própria abordagem e mensagem. Se você é um entusiasta de viagens, ou simplesmente gosta de conhecer novos lugares sem sair de casa, esta lista é para você!

Um mochileiro na estrada real

Com um estilo bem intimista, os documentários do Richard Oliveira, do canal Vida de Mochila, são ideias não apenas para quem deseja conhecer e ver lugares novos, mas também refletir sobre a vida e o papel do viajante.

O mais incrível é que esse, e outros documentários produzidos por ele, estão disponíveis gratuitamente no YouTube, contendo uma qualidade narrativa e de imagens ótimas. Por tanto, é válido que, caso você se sinta impactado pelo material, deixe uma contribuição para que mais conteúdos possam ser produzidos.

Um dia eu voltaria

Viajar impacta muito a nossa vida e a daqueles que conhecemos na estrada, e esse documentário de viagem relata isso perfeitamente.

Leticia Mello, outra viajante brasileira, decidiu cumprir sua promessa de um dia retornar para os países que impactaram sua viagem, cuja narrativa está presente em seu livro Do For Love. Nesse retorno à Tailândia, Camboja e ao Vietnã, o filme foi gravado.

O documentário é curto, mas muito potente, conseguindo também trazer excelentes reflexões e muitas emoções.

O mundo em duas voltas

Um dos meus fascínios é o mar, e quando falamos de viagens ligadas a ele é impossível não lembrar da família Schurmann, que já apareceu por aqui em uma lista de recomendação de livros náuticos.

Descobri esse documentário de viagem na Netflix recentemente, porém o mesmo foi gravado no início do século. Ele narra a segunda viagem de volta ao mundo da família, traçando a rota de Fernão de Magalhães, que descobriu em 1520 a passagem do oceano Atlântico para o pacífico no sul da América do Sul.

O filme mostra muito bem como é a vida a bordo, os perrengues, a visão da família sobre a vida e belíssimas paisagens. Aliás fica um adendo, o documentário é muito bem dirigido, já que essa parte ficou a cargo de David Schurmann, o cineasta da família.

Montagem de fotos feita para divulgar o documentário "O mundo em duas voltas". Ao fundo é possível ver o mar e o veleiro Alysso navegando sobre eles. A frente estão os 4 integrantes da família Schurmann que fizeram parte da viagem: Vilfredo ao centro segurando o timão do barco, Kat a sua esquerda, Heloisa a sua direita e David ao lado de Heloisa.

Como mudar sua mente

Também disponível no Netflix, essa série documental é conduzida pelo escritor Michael Pollan, que possui um livro com o mesmo nome.

Em cada um dos 4 episódios é apresentada uma substância psicodélica, porém, quero chamar atenção para o segundo episódio, que trata da psilocibina, substância encontrada em cogumelos. 

Nesse capítulo da série, o autor viaja até o México, local onde o cogumelo era usado previamente e passou a ser difundido. As filmagens trazem uma boa reflexão de como o turismo pode impactar a vida de um povoado até então pacato.

Imagem de um dos episódios da série documental "Como mudar a sua mente". Nela é possível ver Michael Pollan conversando com uma mulher em trajes típicos Mexicanos.

Roadrunner

Por fim temos o documentário que retrata a vida do chef de cozinha e escritor Anthony Bourdain. Lançado postumamente, e assumindo uma série de controvérsias e polêmicas, esse filme me chamou atenção por um ponto: ver alguém que tinha a vida “perfeita” cruamente.

Em seu programa de viagens, Bourdain era retratado de maneira alegre, descontraído, e muitos falariam que sua vida poderia ser a ideal. Mas, apesar de realmente amar e ter uma conexão profunda com as viagens, o chef ainda tinha os seus problemas e especificidades, que impactavam sua saúde mental.

Ajude a aumentar a lista 🗒️

Essa é apenas uma pequena lista de documentários de viagem que eu julgo interessantes. Se você lembra de algum filme que te impactou e também quer compartilhar, não exite em deixar o seu nome nos comentários, vamos fazer essa lista crescer!

Felipe Sawaf

Felipe Sawaf

Olá, Eu sou o Felipe! Mais um ser humano em busca das coisas que fazem a vida valer a pena. Passei anos amadurecendo a ideia de ter o meu próprio blog de viagem, e em 2022 nasceu finalmente o Em Busca da Sintonia. Espero de coração que as minhas dicas e experiências ajudem você a viver as suas! Obrigado por ler o meu blog e nos vemos pelo mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *