Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Ilha Grande passeios: descubra os 10 melhores para conhecer as principais praias e atrativos da região

Ilha Grande passeios: descubra os 10 melhores para conhecer as principais praias e atrativos da região

Ilha Grande Passeios | Confira os principais detalhes sobre os principais passeios da Ilha Grande: Volta a Ilha, Meia Volta a Ilha, Super Sul, Ilhas Paradisíacas, Lopes Mendes, Lagoa Azul, Mergulho, Gruta do Acaia, Caipirinha Tour e Abraãozinho.


Publicado em 21/02/2024

A Ilha Grande é um paraíso localizado na Costa Verde do estado Rio de Janeiro, porção de terra e litoral que fica entre a cidade Mangaratiba e Paraty, e é inclusive um dos 23 Patrimônios da UNESCO no Brasil.

Na ilha você o destino perfeito para quem busca aventura, relaxamento e, claro, paisagens de tirar o fôlego. 

A partir da Vila do Abraão, principal ponto de acesso à ilha, partem diversas excursões que prometem transformar sua estadia numa experiência inesquecível. 

Vamos mergulhar nas 10 principais opções de passeios na Ilha Grande para conhecer cada cantinho desse lugar mágico!

Ilha Grande passeios: 10 opões saindo da Vila do Abraão

A lista abaixo contempla os principais passeios ofertados por praticamente todas as agências e operadoras de turismo da Ilha

Eu, como sou apaixonado por esse lugar, digo que todos valem a pena, cada um tem as suas particularidade, mas todos vão te encantar.

Volta a Ilha

A volta a Ilha oferece uma visão completa da diversidade de paisagens e praias, como a deslumbrante Parnaioca e a famosa Praia do Aventureiro. Prepara-se para um dia inteiro de sol, mar e muitas fotos.

Assim como a maioria dos passeios na Ilha Grande, a Volta a Ilha dura um dia inteiro, quando fiz esse roteiro sai por volta das 10h e voltei para o Abraão quase as 18.

O passeio de Volta a Ilha inclui parada nos seguintes pontos:

  • Caixadaço;
  • Parnaioca;
  • Aventureiro;
  • Praia dos Meros;
  • Para final para almoço (o local depende da agência que você contratou o passeio).

O passeio sai apenas em dias que as condições do mar são favoráveis.

Imagem de uma praia tropical com um coqueiro solitário inclinado sobre rochas à beira-mar. O céu está parcialmente nublado e há montanhas ao fundo.
Vista do icônico coqueiro da Praia do Aventureiro.

Descubra agora as opções de hospedagem de melhor custo benefício na Ilha Grande!


Meia volta a Ilha

O passeio de Meia volta a Ilha foca mais nas principais atrações da Ilha voltadas para o lado do continente, sendo elas:

  • Praia da Feiticeira;
  • Praia do Amor;
  • Lagoa Azul;
  • Lagoa verde:
  • Parada para almoço.

Veja também: Onde fica a Ilha Grande?

Ilhas Paradisíacas

A cidade de Angra dos Reis, onde está a Ilha Grande, possui, além dela, outras 364 Ilhas, e as principais delas você pode conhecer nesse passeio de um dia inteiro que passa por esses locais.

  • Ilha Botinas;
  • Ilha de Cataguases;
  • Praia do Dentista (Ilha da Gipóia)
  • Praia da Piedade (Ilha da Gipóia)
  • Parada para almoço.
Vista aérea de uma praia movimentada em uma ilha, cercada por vegetação densa. As pessoas estão espalhadas pela areia e nadando nas águas claras próximas à costa.
A Ilha de Cataguases.

Veja também: Descubra 10 cabanas no Airbnb para conhecer o Brasil de um jeito diferente

Super Sul

Quer um pouco mais de aventura? Esse é o passeio que vai mais longe no sentido no alto mar, parando na Ilha de Jorge Grego, um importante ponto de mergulho próximo à Ilha Grande.

Confira o itinerário:

  • Ilha de Jorge Grego;
  • Praia de Dois Rios;
  • Praia de Lopes Mendes;
  • Caixadaço.
Vista aérea de uma ilha tropical com penhascos íngremes e vegetação exuberante. O oceano azul profundo circunda a ilha, com pequenas ondas batendo contra as rochas.
A Ilha de Jorge Grego, um dos melhores pontos de mergulho próximo a Ilha Grande.

Lopes Mendes

Eu já perdi a conta quantas vezes estive em Lopes Mendes, e toda a vez que vou até lá me surpreendo, a praia faz jus a sua menção na lista de praias mais bonitas do mundo.

Para chegar até esse santuário da natureza, todas as operadoras oferecem o passeio, que combina um trajeto de barco com uma trilha de cerca de 20 minutos.

O barco chega até a Praia do Pouso e de lá você entra na trilha que vai chegar em Lopes Mendes. 

Na volta, perto do horário marcado, é só fazer o percurso de retorno pela trilha e pegar o barco de volta até a Praia do Abraão.

Praia tranquila com ondas suaves chegando à costa, cercada por vegetação verde e montanhas ao fundo sob um céu claro.
Vista do mar em Lopes Mendes.

Descubra passeios e traslados para a Ilha Grande a partir do Rio de Janeiro!


Lagoa Azul

A Lagoa Azul é um cantinho especial da Ilha, e se você não se contenta em passar pouco tempo por lá, pode fazer um passeio de um dia inteiro pela Lagoa Azul.

Além da parada na Lagoa para mergulho, o passeio também inclui uma parada para almoço.

Águas cristalinas de um local de mergulho com pessoas nadando perto de uma formação rochosa. A vegetação densa é visível ao redor da área de natação.
A belíssima Lagoa Azul.

Mergulho

Além de conhecer as principais praias da ilha e observar a vida marinha de Snorkel, a Ilha Grande também é um excelente ponto de mergulho de cilindro, tanto para iniciantes ou para quem já possui experiência na atividade.

Os principais pontos de mergulho por lá são o Naufrágio do Pinguino, um navio que naufragou na região em 1967, e os arredores da Ilha de Jorge Grego.

Veja também: Cidades brasileiras estão na lista mundial de destinos em alta para 2024 do Airbnb

Gruta do Acaiá

A Gruta do Acaiá é provavelmente o lugar mais instagramavel da Ilha. Acessível apenas de barco e pequena caminhada, no interior da gruta, águas luminosas criam um espetáculo natural deslumbrante, assumindo um tom luminoso fluorescente.

Cena de dentro da Gruta do Acaiá, um dos mais bonitos passeios na Ilha Grande, duas pessoas estão mergulhando em águas azul fluorescente, que é coberta por uma grande pedra.
O efeito mágico da luz e do mar na Gruta do Acaiá.

Caipirinha Tuor

Se você quer um pouco mais de agito enquanto conhece a Ilha Grande, o passeio Caiprinha Tour é ideal para você.

Durante o percurso a caiprinha é liberada no bar do barco, é o trajeto inclui alguns dos pontos altos da Ilha como o Saco do Céu e a Lagoa Azul.

Abraãozinho

Quer descansar fazendo um passeio mais tranquilo que não exija o dia todo? Você pode pegar um Taxi Boat na Praia do Abraão a qualquer horário durante o dia para ir até a Praia do Abraãozinho, um trajeto que leva apenas 5 minutos.

Se preferir, pode fazer o percurso de trilha, que dura cerca de 30 minutos.

Ilha Grande Passeios: principais agências

Todos os passeios listados são ofertados por praticamente todas as agências e operadoras da Ilha, eles acontecem por lá de maneira coordenada, além dos itinerários serem os mesmos os preços também são próximos.

Abaixo está uma lista das principais agências da Ilha, não estou ganhando nada para as divulgar e você pode fechar os passeios direto pelos sites deles, mas, eu recomendo contratar direto na Ilha durante os seus dias por lá, decidindo o passeio conforme o que você quer no momento.

Informações importantes para aproveitar os passeios e seus dias na Ilha Grande

Confira as minhas principais dicas para curtir os passeios na Ilha Grande com tranquilidade.

Descubra qual a melhor forma para chegar na Ilha Grande

Existem diferentes formas de chegar na Ilha, desde das mais econômicas até as mais confortáveis: descubra como chegar em Ilha Grande e escolha a melhor opção para você.

Cheque a previsão do tempo

Antes de embarcar em qualquer passeio, é fundamental verificar a previsão do tempo. O clima na Ilha Grande pode mudar rapidamente, e condições favoráveis são essenciais para um dia perfeito de exploração.

Preste atenção no horário marcado

A maioria dos passeios tem horários fixos de partida. Chegar com antecedência no ponto de encontro é importante para garantir que você não perca nada do planejado para o dia.

Se certifique do nível exigido para as atividades

Alguns passeios, como o mergulho e a visita à Gruta do Acaia, podem exigir um nível específico de habilidade ou condição física. Certifique-se de estar preparado e consulte os organizadores do passeio se tiver dúvidas.

Aproveite os preços da baixa temporada

A Ilha Grande pode ser conhecida durante o ano todo, e eu recomendo que você vá para lá entre os meses de maio e setembro, pois:

  • O calor não é tão intenso como no verão;
  • A temperatura da água continua ótima para mergulho;
  • A chance de você pegar dias de chuva é muito menor;
  • Os preços cobrado nos passeios é mais barato do que na alta temporada.

Leve o seu lanche

Como você viu, a maioria dos passeios pela Ilha Grande inclui uma parada para almoço, mas a refeição não está inclusa.

O que acontece é que as agências param em praias onde existem restaurantes conveniados com elas, você não é obrigado a comer nesses estabelecimentos, mas normalmente não existem muitas opções por perto.

Além disso, essa é a última parada e acontece por volta das 16:00, por isso, procure levar o seu lanche para acabar não ficando com fome durante o passeio.

O que mais você quer saber sobre a Ilha Grande e a Costa Verde?

A Ilha Grande e toda região da Costa Verde é um lugar que frequento com frequência desde criancinha, portanto, se você tiver alguma dúvida sobre a região, não exite em me perguntar através da caixa de comentários abaixo! Estou aqui para facilitar o seu planejamento.

Felipe Sawaf

Felipe Sawaf

Olá, Eu sou o Felipe! Mais um ser humano em busca das coisas que fazem a vida valer a pena. Passei anos amadurecendo a ideia de ter o meu próprio blog de viagem, e em 2022 nasceu finalmente o Em Busca da Sintonia. Espero de coração que as minhas dicas e experiências ajudem você a viver as suas! Obrigado por ler o meu blog e nos vemos pelo mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *