Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Gôndola de Veneza de graça: será que é possível?

Gôndola de Veneza de graça: será que é possível?

Descubra como é possível entrar em uma gôndola de Veneza de graça, ou quase isso, para tirar fotos e conhecer essa embarcação icônica.


Publicado em 13/03/2024

Veneza é um destino praticamente obrigatório para todos os viajantes que vão à Itália, eu não fiquei fora disso, e me surpreendi positivamente.

Gostei muito de Veneza, mesmo sendo dominada pelo turismo, ela ainda é um lugar sem igual.

E se você vai até Veneza, tem que fazer o passeio de gôndola, certo? Eu também pensava assim, até me deparar com os preços, 80 euros por pessoa para uma volta de meia hora e 100 euros para um romântico passeio noturno.

Eu, como um bom apreciador da gastronomia italiana, fiz as contas e percebi quantas coisas gostosas eu poderia comer com 80 ou e 100 euros, por tanto, decidi não fazer o passeio.

Mas, isso não quer dizer que eu não tive a experiência de entrar em uma gôndola de Veneza, e é sobre isso que eu vou te contar a seguir.

Veja também: Taxa para visitar Veneza entrará em vigor em 2024

Como subir em uma gôndola de Veneza de graça?

Sim, é possível entrar em uma gôndola de Veneza de graça, para ser justo, algumas moedas são cobradas, mas nada comparado aos 80 ou 100 euros de um passeio de gôndola.

Para isso, basta ir até a Libreria Acqua Alta, uma icônica livraria que decidiu fazer do seu histórico de inundações a sua atração principal, amontoando livros que já estiveram um dia submersos e colocando aqueles ainda em condições de venda dentro de barcos e prateleiras altas.

Uma rua de Veneza com prédios de tons quentes e uma pequena loja de arte ao ar livre. Pessoas caminham e exploram as mercadorias à venda, e há uma árvore que adiciona um toque de verde à cena urbana.
Entrada da Libreria Acqua Alta | Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia
Uma livraria repleta de prateleiras e mesas com livros. Há clientes navegando e uma decoração eclética com objetos pendurados no teto. Iluminação suave e um ambiente acolhedor.
Interior da Libreria Acqua Alta | Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia

É justamente por onde a água entra que você pode encontrar a gôndola, andando até o final da livraria e entrando na sala anexa à direita você encontrará uma porta que dará diretamente para um dos canais de Veneza, e ali, boiando na água, está exposta uma autêntica gôndola veneziana.

Interior da livraria com uma vista para um canal de Veneza. Duas pessoas estão de costas olhando para fora enquanto estão rodeadas por livros e prateleiras.
A porta que dá acesso à gôndola | Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia

Uma pequena cadeira com um recipiente indica que para subir no barco é necessário pagar 1 euro, então, basta entrar na fila, depositar a sua moedinha e subir no barco.

Uma gôndola tradicional amarrada a um pequeno cais em Veneza, com uma decoração interior vermelha e dourada e livros armazenados ao longo do exterior da embarcação.
A gôndola da Libreria Acqua Alta

Nenhum funcionário fica cuidando da gôndola, se você pegar um momento sem fila pode ficar o tempo que quiser.


Planeje sua viagem para a Europa ✈️

*Os links de indicação acima levam para serviços que eu utilizo em minhas viagens e confio!


Obviamente, está gôndola não sai por aí navegando pelos canais de Veneza, mas, além das fotos, ela é uma oportunidade incrível de estar em uma gôndola, ver a sua construção e como é estar sobre água embarcado nela.

Um homem sorridente tira uma selfie enquanto passeia de gôndola em um canal de Veneza, com prédios históricos e uma ponte ao fundo.
Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia
Vista da proa de uma gôndola de Veneza ornamentada com um leão dourado, navegando por um canal estreito de Veneza. Há uma ponte de pedra arqueada à frente e edifícios históricos em ambos os lados do canal.
Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia

Confira abaixo a localização exata da Libreria Acqua Alta:

Veja também: 22 curiosidades sobre o Coliseu que você precisa saber antes de visitar!

Vaporetto: o jeito mais barato de navegar por Veneza

Eu já te ensinei como você pode subir em uma gôndola de Veneza praticamente de graça para tirar suas fotos como se estivesse navegando no canal, mas, navegar por eles também é uma experiência incrível, afinal Veneza foi feita para ser explorada dessa forma.

Se um passeio de gôndola custa um valor exorbitante, embarcar em um vaporetto vai te custar apenas alguns euros, e você verá todo esplendor da cidade através do canal principal.

Vista de um passeio de vaporetto em Veneza, com passageiros à frente fotografando a vista do Grande Canal e sua arquitetura fascinante e barcos passando.
Passeio de vaporetto | Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia

Mas o que é um vaporetto?

Os vaporettos são os barcos que fazem o transporte público em Veneza, e, além de se locomover, você pode os pegar para passear.

E quanto custa esse passeio? 9,50 euros por viagem.

Onde pegar um vaporetto?

São diversos pontos espalhados pela cidade, como você pode ver no mapa abaixo. As bilheterias ficam localizadas nos pontos principais.

Uma imagem de um mapa eletrônico mostrando as rotas de transporte aquático em Veneza. O mapa destaca diferentes linhas de traghetti com trajetos sobrepostos em canais que atravessam vários distritos da cidade, incluindo ilhas próximas.
Mapa das estações de vaporetto em Veneza

Audioguia gratuito para andar de vaporetto

Se você consegue escutar materiais em inglês, existe um cara que me salvou a minha viagem pela Itália, Rick Steves um americano que possui áudio guias gratuitos em seu site e aplicativo.

Um desses áudios guias é feito para ser ouvido em um passeio vaporetto por Veneza, durando exatamente o tempo do trajeto entre a estação Santa Lucia (estação de trem) até a da Piazza San Marco.

Uma visão ampla do Grande Canal de Veneza em um dia ensolarado, com embarcações transitando, pessoas caminhando ao longo das margens e arquitetura clássica veneziana em ambos os lados.
Visão do Gran Canal em Veneza, á direita está uma das estações flutuantes do vaporetto | Foto: Felipe Sawaf – Em Busca da Sintonia

Continue descobrindo dicas de viagem pela Itália

Gostei da dica de gôndola de Veneza de graça e das informações sobre o passeio de vaporetto? Confira outras dicas retiradas da minha experiência de viagem pela Itália, publicadas para que você possa viver as suas!

Etiquetas:
Felipe Sawaf

Felipe Sawaf

Olá, Eu sou o Felipe! Mais um ser humano em busca das coisas que fazem a vida valer a pena. Passei anos amadurecendo a ideia de ter o meu próprio blog de viagem, e em 2022 nasceu finalmente o Em Busca da Sintonia. Espero de coração que as minhas dicas e experiências ajudem você a viver as suas! Obrigado por ler o meu blog e nos vemos pelo mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *