Avançar para o conteúdo
Início » Blog » O “lado B” do litoral paranaense

O “lado B” do litoral paranaense

O litoral paranaense, com suas praias, ilhas e comunidades tradicionais, sempre foi um destino fascinante.

Contudo, a porção norte do litoral é menos conhecida até pelos paranaenses, e uma iniciativa recente acrescenta da luz a região com o lançamento de um mapa turístico ilustrado e um guia para explorar as suas vilas e cidades.

Confira as principais informações sobre o material produzido e como você pode o acessar. Boa leitura!

Publicado em 24/11/2023

A iniciativa

A ideia do mapa é simples, porém transformadora: envolver as comunidades locais no turismo, permitindo que elas não apenas se beneficiem economicamente, mas que também tenham a oportunidade de compartilhar sua cultura única e modo de vida com os visitantes.

O Deputado Estadual Goura, que liderou a iniciativa, ressalta que a região norte do litoral paranaense é parte vital da Grande Reserva Mata Atlântica, uma região rica em biodiversidade, história e beleza natural.

Com o mapa e o guia, espera-se fortalecer o TBC (Turismo de Base Comunitária), beneficiando tanto turistas quanto as comunidades locais, promovendo um turismo sustentável e respeitoso.

A medida, que vai além de atrair visitantes para pontos turísticos famosos, busca um desenvolvimento que valorize a cultura local e a conservação ambiental.

O mapa

"Mapa turístico ilustrado do Litoral Norte do Paraná, destacando desenhos coloridos da vida selvagem local, atividades recreativas como ciclismo e passeios de barco, elementos culturais como dançarinos de fandango e serviços das comunidades tradicionais. O mapa inclui um QR code no lado esquerdo, o nome 'Goura' no canto superior direito, e o título 'Conheça o outro lado do LITORAL PARANAENSE' no topo.

O mapa ilustrado foi criado pelo artista Felipe Mayerle, dentro dele você encontra:

  • Representações de diversas atividades e atrações, como ciclismo, passeios de barco, avistamento de aves e áreas de camping;
  • Ilustrações da biodiversidade da área;
  • As comunidades e vilarejos da região
  • Recursos naturais do litoral paranaense: como praias, ilhas, rios e áreas de floresta.
  • Indicações para serviços turísticos como hospedagem e alimentação, simbolizados por ícones específicos.
  • Um QR Code no canto esquerdo, que leva até o guia de serviços.

O Guia

O guia de serviços, acessível via QR Code dentro do mapa, reúne informações essenciais de transporte, hospedagem, alimentação e contatos de comunidades tradicionais e espaços culturais, como grupos de fandango e comunidades quilombolas e indígenas.

Confira com mais detalhes o que você encontra dentro dele:

  • Serviços de Transporte: contatos para transporte terrestre e táxi náutico, incluindo horários de saída e retorno, cobrindo várias rotas entre as comunidades e Paranaguá;
  • Comunidades Tradicionais: informações sobre comunidades históricas como quilombos e terras indígenas, incluindo contatos para visitação e interação cultural;
  • Fandango e Espaços Culturais: detalhes sobre grupos de fandango caiçara, locais e contatos para quem deseja vivenciar essa expressão cultural tradicional;
  • Hospedagem e Alimentação: uma lista abrangente de pousadas, restaurantes e lanchonetes com seus respectivos contatos telefônicos, e-mails e redes sociais, facilitando a organização da estadia e experiência gastronômica na região;
  • Informações de Emergência: números de telefone de serviços essenciais como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e hospitais;
  • Turismo e Passeios: contatos para agências de turismo, guias e operadores de passeios turísticos que oferecem experiências como passeios ecológicos e observação da fauna e flora locais.

O que é Turismo de Base Comunitária?

A iniciativa do mapa gira em torno do Turismo de Base Comunitária (TBC), uma abordagem de turismo que busca o envolvimento direto da comunidade local na gestão e no desenvolvimento das atividades turísticas.

Seção ampliada de um mapa turístico ilustrado mostrando atividades detalhadas e vida selvagem no Litoral Norte do Paraná. Inclui imagens de um golfinho saltando da água, íbis escarlate em voo, pescadores locais, uma pessoa tocando um instrumento musical de fandango e turistas engajados em várias atividades, como canoagem e banho de sol.

O objetivo principal é promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, valorizando a cultura e as práticas tradicionais da comunidade, ao mesmo tempo, em que protege o meio ambiente e garante que os benefícios do turismo sejam compartilhados entre todos os membros da comunidade.

Confira também:

Lençóis Maranhenses e Manaus na lista dos 52 lugares para ir em 2023 segundo o NY Times

Kristin Harila quebra o recorde mundial e atinge os 14 picos acima de 8 mil metros de altitude em 92 dias!

Felipe Sawaf

Felipe Sawaf

Olá, Eu sou o Felipe! Mais um ser humano em busca das coisas que fazem a vida valer a pena. Passei anos amadurecendo a ideia de ter o meu próprio blog de viagem, e em 2022 nasceu finalmente o Em Busca da Sintonia. Espero de coração que as minhas dicas e experiências ajudem você a viver as suas! Obrigado por ler o meu blog e nos vemos pelo mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *